Foto da internet
Fico pensando a respeito do pinheiro ser a árvore que representa o Natal. Por quê? O pinheiro é uma árvore egoísta, não deixa nenhuma outra espécie vegetal compartilhar do seu habitat. Tem os galhos voltados para o céu, é muito orgulhosa, além de ser cheia de espinhos que por vezes causam alergias.
O embondeiro, ao contrário, é solidário: serve de abrigo para os animais durante os dias abrasadores. Tem um tronco forte porém macio que oferece aconchego aquecido para todas as espécies. Sua "carne" serve de alimento e conforto; também acumula água e nos dias de grande seca é deles que os animais de socorrem, inclusive o imponente elefante. Seus braços se estendem formando uma grande tenda de sombra, proteção, carinho e refúgio para todos que necessitam. É gigantesco como o amor verdadeiro ; não se abala facilmente com as intempéries, como a fé mais profunda. Talvez seja um griôt que ensina aos passantes o poder da perseverança. sussurrando-lhes histórias da humanidade.
No seu conforto abrigam-se muitas espécies de animais que compõem esta família harmoniosa e se alimentam de suas vagens colossais.
Foto da internet
Suas flores são belíssimas como lâmpadas luminosas. Seus frutos servem de alimento e fornecem suco com grandes nutrientes.
Foto da internet
Continuo a perguntar: por que o pinheiro é a árvore símbolo do Natal? Segundo algumas pesquisas a longevidade de um pinheiro não ultrapassa 200 anos, o embondeiro acredita-se, pode viver milhares de anos.O embondeiro(baobá), para o meu olhar, é a própria representação da Energia Suprema aqui na Terra. Alguém concorda comigo?

Ótimo texto e uma linda reflexão...
ResponderExcluir