segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Visitas nas salas de aula

Sempre quando visitam as salas de aula as bonecas Abayomis fazem sucesso.
Os depoimentos são muito interessantes:

"Quando eu era criança ninguém me ensinava a fazer bonequinha assim".(Tia Rosangela)

"A minha primeira bonequinha de pano foi a Abayomi". (Nicolye)

"Legal e bonitas". (Wendell)

Criativas! Representação sobre a liberdade dos escravos. (Matheus)

"Importante!"(Samara)

"Importante e reciclável". (Mateus Marques)

"Não joga fora os tecidos".(Kemily)

"Em vez de jogar fora recicla". (Jonathan)

"A gente faz com roupas usadas".(Sabrina)

"Ajuda o meio ambiente e quem não tem brinquedos".(Andressa)




























Mostra Artística Educ Art 2011


Participaram educadores da Rede Estadual e Municipal de Educação com trabalhos realizados principalmente com os alunos. O evento foi realizado no Teatro Municipal do Rio Grande.










Uma Abayomi no desfile escolar

No Desfile Escolar de 03 de setembro, aqui na cidade, tivemos nossa primeira Abayomi na avenida.
Foi a aluna Mayara Barbosa Damasceno  aluna do 5º ano na E.E.E.M. Prof. Carlos Loréa Pinto.
Olhem só que menina linda!











Oficina de Abayomis- Flores Negras

Griots são tradicionalmente contadores de histórias e encantadores de vidas, lá na África. Eles felizmente se multiplicaram e minha griot, a professora Célia Maria Pereira, Celinha como a chamamos contou-me uma linda história  durante uma conversa onde  ficamos "Tramando Teias".
As Abayomis! Foi paixão à primeira vista. Desde então,decidi que por onde eu andasse continuaria a espalhar esta linda história africana.

Vocês não a conhecem?

Conta-se que durante a Diáspora Africana quando milhares de negros foram capturados e infelizmente escravizados nasceu esta lenda.
Os homens eram muito maltratados, as mulheres muitas vezes abusadas e as crianças...pobres anjos, choravam muito. Então, para acalmá-las suas mães apesar de todo o sofrimento rasgavam a barra de suas saias e faziam com estes trapos pequenas bonecas para que brincassem.
A Abayomi que entre outros significados na língua yorubá  pode ser traduzido como "encontro feliz, precioso". São negrinhas como a noite feitas apenas com nós sem nenhuma costura.
São tão singelas e simbolizam uma esperança no meio de tanta tristeza vivida pelos africanos nossos irmãos.


Então, no dia 13 DE MAIO para lembrá-los  mais uma vez fizemos esta oficina que seduziu a  todos na escola, inclusive  as tias...todo mundo queria fazer uma bonequinha! Foi uma lindeza.


Apareceu até uma linda noivinha!


Meninos e meninas fizeram muitos modelitos para suas Abayomis!

Também montamos um painel  com a colaboração de todos que trouxeram fotos de parentes ou recortes de revistas e jornais que fossem negros ou descendentes. Ficou muito legal


 Meu amigo Alisson colaborou com um desenho lindão e o Bruno, que é de Guiné Bissau também não poderia faltar neste painel. Os dois são acadêmicos da FURG.





 A criançada adorou a tia Sandra Lee vestida de boneca Abayomi. Não paravam de rir.




A arte-educadora Goreti  da 18ª CRE  também confeccionou Abayomis conosco.



E o mural foi tomando forma e ficou bem bacana!






Vejam só que flagrante: Tia Rosane Ivete e Tia Suzana fazendo bonequinhas.




Oficina com Pigmentos Naturais

Olá pessoal! Muitos amigos me sugeriram criar um blog para mostrar um pouquinho do meu trabalho.
Pois aqui está ele. Espero que gostem!

Esta Oficina com Pigmentos Naturais foi realizada no Dia 21 de março de 2011 com alunos dos 4º e 5º anos. Foi um sucesso! A criançada adorou pintar com terra, carvão, flores, argila, cinzas e outros materiais muito fáceis de trabalhar.
Nesta data, instituida pela ONU como Dia Internacional de Luta pela Eliminação Racial fiz uma sensibilização com as crianças demonstrando nas cores dos pigmentos que a natureza vive em paz com as diferenças de cores e, que as flores pelo seu variado colorido embelezam os jardins.

Foi então, que um menino questionou: "Tia, existem flores negras"? Ao que respondi, claro que sim. Dentre elas petúnias, orquídeas, amores perfeitos; estas plantas tem uma coloração muito escura e se aproximam do preto realmente; ficam muito bonitas entre as flores de outras cores.

É interessante como as crianças são belamente puras e sensíveis, então decidi: minhas oficinas passei a denominar minhas oficinas de FLORES NEGRAS assim com este blog. Espero que gostem!